Quando a reciclagem tem que ser educacional

Talvez você já tenha visto alguma matéria sobre o malfadado Plano Decenal de Energia Elétrica do Ministério das Minas e Energia, que traça as metas para o setor entre 2008 e 2017. Ele prevê um acréscimo de 55 mil mW em nossa matriz energética para acompanhar o crescimento econômico previsto para o País. Até aí, nada demais. Só que quase metade desse total (20,8 mil mW) serão gerados por termelétricas!

Em outras palavras, se até 2017 nada mudar, o Brasil despejará na atmosfera milhões de toneladas de gás carbônico a mais do que faz hoje. Dependendo se a fonte da informação é do governo ou da oposição, esse acréscimo varia de 25 milhões de toneladas a 61 milhões de toneladas! Quando até os EUA começam a falar em créditos de carbono e redução nas emissões, o Brasil entra na contramão...

Obviamente, o Ministério das Minas e Energia tem uma "razão" (desculpa?) para isso: as supostas dificuldades na obtenção de licença ambiental por tecnologias mais limpas, como hidrelétricas. Ora, basta um olhar um pouco mais crítico sobre os projetos apresentados para perceber que a dificuldade de obtenção das licenças ambientais deve-se ao simples fato de que eles desconsideram os impactos ambientais que podem causar! Se o caro leitor for um paulistano, não precisa ir longe para comprovar essa afirmação: basta olhar o que foi proposto para o trecho sul do Rodoanel para perceber como o projeto desconsiderava totalmente o impacto ambiental que iria causar (isso depois de já termos visto o que aconteceu no entorno das pistas que já estão funcionando!).

E, mais uma vez, o motivo para isso é bastante simples: os engenheiros hoje responsáveis por grandes projetos, como hidrelétricas, rodovias, túneis etc., não foram preparados para incluir, em seus cálculos, o impacto ambiental das obras - um tema bastante recente na pauta da sociedade.

Ou seja, quando o assunto é energia, é de fundamental importância RECICLAR o conhecimento, requalificando nossos engenheiros para que possam desenvolver projetos em linha com os anseios da sociedade - e com as necessidades da economia sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...