Encruzilhada no mundo corporativo

Não é a crise que vai colocar as empresas em uma encruzilhada: são as pessoas. Mais especificamente, as novas gerações.

Hoje qualquer jovem de 14 anos tem facilmente 600, 800 ou mais contatos em seu orkut - um networking que pessoas da minha geração (tenho 44 anos) demoram uma vida corporativa para reunir! São pessoas acostumadas a recorrer a amigos ou às redes sociais para obter a informação de fontes primárias que podem falar sobre suas experiências diretas com tais medicamentos, determinadas situações de vida etc.

São pessoas acostumadas a interagir e se expressar - como elas se sentirão com o jornalizinho da empresa??? O mural???? E, como consumidores, vão se contentar com os atuais SACs? Os sites das empresas?

Essa geração demandará uma nova postura de interatividade, que quebrará o atual controle / monopólio que as organizações tentam impor sobre suas informações. Sem esse controle, mudarão as relações de poder da empresa com seus colaboradores, com seus fornecedores, com seus consumidores...

Acredito que ao entrar no mercado de trabalho, a moçada que hoje já acha blog demodé (quando eu acabei de criar um...) provocará uma revolução nas relações pessoais. Uma revolução que será muito pautada pela forma como a tecnologia formatou o modo de convivência e interação dessa geração.

Aguardo, ansiosa, por essas mudanças!!!

2 comentários:

  1. Não haverá um pouco de otimismo diante dessas novas gerações? Estou fora do mundo corporativo, mas questões de poder, controle de informação me parecem terem mudado muito pouco. As roupagens, é claro, são mais modernas, porém tenho a sensação que são as mesmas velhas questões travestidas.

    ResponderExcluir
  2. Sim, tudo mudou mto pouco porque a geração antes da nossa sequer tinha comunicação e a que está aí acha que RECEBER informação é o mesmo que transparência, comunicação aberta etc. etc.

    Vai ter que surgir outra geração, mais iconoclasta, menos respeitosa com o poder, para colocar o pé na porta e exigir uma nova forma de relacionamento.

    Isso vai demorar, obviamente. Mas acho que já começa em setores que exigem geninhos - e onde há mta oportunidade para empreendedorismo (ex.: informática, consultoria empresarial, finanças).

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...