Você conhece o Projeto Cão Guia, do SESI SP?

São 16 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual no Brasil. Dessas, 2,4 milhões tem grande dificuldade em enxergar, segundo o censo IBGE 2000. No entanto, o país conta com apenas 200 cães-guia. Para tentar melhorar esse quadro, o SESI São Paulo doará cães-guia para os empregados com deficiência visual que trabalham na indústria paulista. Quer dizer, quando eles estiverem crescidos e treinados: porque neste momento a entidade está doando os filhotes para cuidadores voluntários criarem e ajudarem no treinamento.  E você pode ser um deles.  Basta clicar aqui.




O projeto Cão Guia é uma iniciativa do Sesi-SP em parceria com o Instituto Meus Olhos tem 4 Patas e que conta com  o apoio da Fundação Dorina Nowill.  Ao todo, ele contempla três fases: criação, treinamento e doação de cães-guias para industriários com deficiência visual, permitindo mobilidade autônoma e segura a esse público.

Nesta primeira etapa, serão doados 32 filhotes de labrador e golden, adquiridos pelo Sesi-SP, a famílias acolhedoras, selecionadas pela entidade e que receberão treinamento para diferentes vivencias e situações que permitirão equilíbrio comportamental aos futuros cães-guias.

Em um segundo momento, os animais serão encaminhados ao centro de treinamento do Instituto Meus Olhos tem 4 Patas para adestramento intensivo e especializado. Nesta fase, o cachorro será avaliado permanentemente por treinadores qualificados. O treinamento pode durar de seis a oito meses, dependendo da evolução do animal.

Na fase final, os cães escolhem seu futuro dono e passam por um período de instrução. Os cães-guias serão doados gratuitamente aos industriários com deficiência visual, previamente selecionados pelo Sesi-SP.

Se este ano o projeto começa com 30 animais, para o próximo a meta é incluir outros 100 cachorros dentro deste ciclo de treinamento.

Eu aprovei a ideia. E você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...