Um móvel que cresce com as crianças

Quem tem filhos sabe bem como é comprar algo hoje que você já sabe que terá que trocar amanhã, antes mesmo que o produto tenha sido devidamente usado - uma regra que se aplica do sapato e roupas até os móveis! Embora opções de consumo sustentável estejam gradualmente se espalhando - entre as quais, o escambo, o consumo colaborativo e a boa e velha doação do que já não nos serve mais - o paradigma prevalente é o da compra de produtos novos. E ele tende a ampliar-se, com a ascenção da classe C. Ou seja, para evitar desperdício, o negócio é ser criativo - literalmente falando! E foi com criatividade que o designer francês Guillaume Bouvet criou esta escrivaninha que vai crescendo junto com a criança, sendo ergonomicamente apropriada até para adultos.

AZ desk concept from guillaume bouvet on Vimeo.



A AZDesk acaba de ser apresentada ao mercado em uma feira de design em Berlim e eu adorei a proposta: não ter que trocar os móveis a cada três anos, à medida em que a criança cresce, libera dinheiro para outras finalidades; a criança, ao crescer com um mesmo móvel, apreende naturalmente o sentido de manter e conservar, equilibrando a atual tendência de consumismo desenfreado; há, ainda, a questão ambiental: menos móveis = menor pressão por madeira. O charme final da criação deste francês de 27 anos é a simplicidade da montagem, como você conferiu no vídeo.

Nada como um bom design para atualizar, dentro dos moldes do Século XXI, o bom e velho costume de nossos pais e avós de conservar as coisas! #ficadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...