Mais uma pesquisa mostra quão chocantes são os números da violência contra a mulher no Brasil

Segundo o Anuário das Mulheres Brasileiras 2011, da Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo federal e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese), 43,1% das mulheres já foram vítimas de violência em sua própria residência. Por isso, vale a pena assistir esta entrevista da juíza Maria Domitila Prado Manssur Domingos ao Jornal da Gazeta (SP), na qual ela informa como uma mulher deve proceder nesses casos, além de comentar os números da violência no Brasil e o que o Estado está fazendo a respeito:





Mas voltando ao levantamento da Secretaria de Políticas para as Mulheres: ele foi feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2009, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e indica que entre os homens o percentual de violência doméstica é de 12,3%. A diferença entre homens e mulheres explicita como estas últimas são vítimas preferenciais.  Ainda segundo os números da Pnad de 2009 incluídos no anuário, de todas as mulheres agredidas no país, dentro e fora de casa, 25,9% foram vítimas de seus cônjuges ou ex-cônjuges.

O lado bom da história é que dados da Secretaria de Políticas para as Mulheres apontam ainda que o número de atendimentos feitos pela Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 cresceu 16 vezes de 2006 para 2010. Em 2006, foram feitos 46 mil atendimentos. Já no ano passado, foram 734 mil. Desse total, 108 mil atendimentos foram denúncias de crimes contra a mulher. Mais da metade desses crimes eram casos de violência.  Ou seja, as denúncias estão crescendo - e quanto mais crescerem, mais esta violência infame sairá das sombras e entrará na pauta da sociedade civil, que já condenou tantas formas de violência e discriminação aparentemente mais chocantes.  Agora, chegou a hora de começarmos a respeitar a mulher.  De fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...