Mapa interativo mostra quais regiões do mundo são mais afetadas pelas mudanças climáticas

Se ainda há controvérsias se as enchentes, secas, nevascas e tempestades tem relação com as mudanças climáticas, determinados eventos são inquestionáveis. Como o degelo de Chacaltaya, geleira que abastece boa parte da água potável consumida pelos bolivianos. Ou o desaparecimento das calotas polares. Para se ter uma ideia mais clara dos impactos do aquecimento global sobre o nosso planeta, a ONG Union of Concerned Scientists criou um mapa interativo, no qual é possível conferir quais pontos da Terra já estão em risco. A seleção é apenas dos locais sobre os quais existam estudos revisados.



O mapa cobre os efeitos da mudança climática em cinco áreas: oceanos, ecossistemas, as temperaturas, as pessoas (saúde pública, abastecimento de alimentos, economia) e água potável. Os resultados são , no mínimo, preocupantes. Com base na onda de calor que se abateu sobre a Europa em 2003, é possível prever que eventos semelhantes podem atingir o continente a cada dois anos. O problema é que o calor foi tanto que matou várias pessoas... No caso dos Estados Unidos, é possível localizar comunidades que hoje vivem da pesca e que terão essa atividade afetada pela migração dos peixes provocada pelas mudanças climáticas.

Como só são registrados estudos revisados, nota-se uma significativa ausência de dados sobre a América Latina. Por isso, tem-se a falsa impressão de que nada ocorrerá no Brasil. Fica aqui um convite aos cientistas brazucas para que entrem em contato com seus pares e alimentem o site com informações sobre os impactos em terras tupiniquins.

Um comentário:

  1. era exatamente oq eu procurava;só achei neste site;obrigada,por me ajudarem a fazer o trabalho da escola,bjão

    e-mail:nexinha07@gmail.com
    twitter:@Neida_15
    face e msn:eneida_hione@hotmail.com

    tdu d boum pra vcs;

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...