Foi Bonn enquanto durou

Este final de semana rolou mais uma rodada de negociações de clima promovida pela UNFCCC, aquela entidade da ONU que organiza as CoPs e que coordenou os estudos que falam de aquecimento global. Vc não sabia?? Não estranhe: talvez por causa da tragédia do Rio ou por conta do fiasco de Copenhagen, o encontro teve muito pouca cobertura de imprensa. Ou talvez tenha sido clarevidência dos editores, que anteciparam que um encontro de poucos dias não daria em nada.


Eu tenho pena do coitado do assessor de imprensa da UNFCCC, obrigado a soltar um press release no final de cada um desses encontros dando conta dos "resultados". No caso da reunião de Bonn, o material para imprensa dá conta que os negociadores concordaram em intensificar as negociações antes da CoP16. Não é o máximo? Os negociadores viajam até a Alemanha, gastam dinheiro com passagem, hotel, transporte, papel, xerox, etc. etc. e decidem... que vão ter mais reuniões além da CoP16 para tentar resolver o embroglio!!! Será que eles já ouviram falar em videoconferência?? Desse jeito, a pegada de carbono da UNFCCC vai pegar!

Brincadeiras à parte, a falta de avanço em Bonn indica que não houve tempo suficiente, de Copenhagen para cá, para reconstruir os laços de confiança necessários para o avanço de um acordo climático de alcance global. Mostra também que, sem a pressão da sociedade civil e a marcação cerrada da imprensa, tudo se perde em meio a memorandos e formulários e procedimentos estéreis.

Com um presidente que já anunciou renúncia e que insiste em repetir que não é neste ano que se chegará a um acordo, a UNFCCC expõe publicamente sua fraqueza. Uma pena! A questão climática é urgente - e como as recentes tragédias mostraram, precisa de uma abordagem ampla e que não se reduza à mitigação das emissões.

Mas frente a uma Europa combalida e Estados Unidos que lutam para sair da crise, fica difícil falar em dinheiro. E sem dinheiro, não há acordo que funcione...

Voltamos à estaca zero. Acreditar em um acordo: foi Bonn enquanto durou!

Um comentário:

  1. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE
    SILVIA DIAS

    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...