Eu tenho pena do coitado do assessor de imprensa da UNFCCC, obrigado a soltar um press release no final de cada um desses encontros dando conta dos "resultados". No caso da reunião de Bonn, o material para imprensa dá conta que os negociadores concordaram em intensificar as negociações antes da CoP16. Não é o máximo? Os negociadores viajam até a Alemanha, gastam dinheiro com passagem, hotel, transporte, papel, xerox, etc. etc. e decidem... que vão ter mais reuniões além da CoP16 para tentar resolver o embroglio!!! Será que eles já ouviram falar em videoconferência?? Desse jeito, a pegada de carbono da UNFCCC vai pegar!
Brincadeiras à parte, a falta de avanço em Bonn indica que não houve tempo suficiente, de Copenhagen para cá, para reconstruir os laços de confiança necessários para o avanço de um acordo climático de alcance global. Mostra também que, sem a pressão da sociedade civil e a marcação cerrada da imprensa, tudo se perde em meio a memorandos e formulários e procedimentos estéreis.
Com um presidente que já anunciou renúncia e que insiste em repetir que não é neste ano que se chegará a um acordo, a UNFCCC expõe publicamente sua fraqueza. Uma pena! A questão climática é urgente - e como as recentes tragédias mostraram, precisa de uma abordagem ampla e que não se reduza à mitigação das emissões.
Mas frente a uma Europa combalida e Estados Unidos que lutam para sair da crise, fica difícil falar em dinheiro. E sem dinheiro, não há acordo que funcione...
Voltamos à estaca zero. Acreditar em um acordo: foi Bonn enquanto durou!
...traigo
ResponderExcluirsangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...
desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ
TE SIGO TU BLOG
CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...
AFECTUOSAMENTE
SILVIA DIAS
ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.
José
Ramón...