Sustentabilidade no dia a dia: iluminação

São tantas as informações e questionamentos (e greenwashing!) que dá a impressão de que sustentabilidade: 1) é complicado; 2) é caro; 3) depende das empresas e governos.  Embora essas três opções sejam parcialmente verdadeiras, elas obscurecem o fato de que sustentabilidade também é simples, barata e está ao nosso alcance - é só prestar atenção a pequenos hábitos do dia a dia.  Por isso vou começar uma série de textos com dicas simples e práticas que ajudam a minimizar o impacto ambiental de nossa existência sobre o planeta - e que, de quebra, muitas vezes resultam em economia para o seu bolso!

Então, #ficadica de hoje: iluminação


1. A mais básica: saiu da sala?  Apague a luz!

2. A mais básica (2): se é de dia, abra as janelas ao invés de ligar as lâmpadas.

3. Troque as lâmpadas incandescentes por modelos fluorescentes ou, se puder, por LEDs.

4. Muitas lâmpadas em um mesmo ambiente?  Procure então fazer ligações elétricas separadas: assim você poderá efetivamente se beneficiar do fato de ter muitas lâmpadas em uma mesma sala, já que o principal benefício desse modelo é justamente a possibilidade de iluminar o espaço que efetivamente precisa de luz, sem desperdiçar energia com espaços que não precisam de luz.  Aliás, foi por isso que, lá atrás, inventaram o abajur!

5.  Queimou a lâmpada? Se for fluorescente, nada de jogá-la no lixo: ela contém mercúrio, metal que pode causar lesões no sistema neurológico e levar até à vida vegetativa ou à morte, em grandes quantidades. Sim, a concentração por unidade é pequena – cada lâmpada possui entre 5 e 20 gramas. O problema é que por desconhecer o risco, muita gente costuma jogá-las fora no lixo comum. Só que várias lâmpadas juntas em um lixão podem contaminar a terra e lençóis d'água. Ou seja, cada vez que você dá destino correto a uma lâmpada, está ajudando a proteger muitas vidas.

ONDE RECICLAR LÂMPADAS 
* www.trampoo.com.br
* www. apliquim.com.br
* www.naturalisbrasil.com.br
* www.cimecomercial.com.br 

Um comentário:

  1. O tema Sustentabilidade:
    Deveria fazer parte do currículo escolar.

    Geni Selau

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...