Desafios da CoP19


A fria Varsóvia deve receber, no final de 2013, mais uma morna etapa de negociações sobre o aquecimento global. O que podemos e devemos esperar da CoP19?

O Brasil na (e depois da) CoP18

Emb. André Corrêa do Lago em coletiva na CoP18
O Brasil se saiu muito bem na CoP18? Sim, se analisarmos a questão meramente do ponto de vista da diplomacia internacional. 

Cresce a cada ano a relevância de nossa delegação para fazer avançar os pontos mais sensíveis das negociações.Nossos negociadores são amplamente reconhecidos por seu preparo, por sua habilidade e por sua flexibilidade para promover o diálogo entre nações desenvolvidas, notadamente os Estados Unidos, e os países do G77, em particular as nações do BASIC. São também aclamados pela criatividade na proposta de soluções que atendem o emaranhado de premissas e procedimentos da UNFCCC e, ao mesmo tempo, facilitam os trabalhos. Entretanto, do ponto de vista doméstico, continuamos a apostar na aceleração do crescimento a qualquer custo, como se a superação da pobreza pudesse ser feita negligenciando as responsabilidades que o país tem com os seus atributos naturais e com a transição para o desenvolvimento sustentável....

COP18: um retrato do mundo

silvia gaines cop18
Silvia Dias e Morrow Gaines, do Vitae Civilis
Estamos há quase 20 anos tentando alcançar um acordo climático global que permita manter a tendência de aquecimento da temperatura média da Terra abaixo dos dois graus centígrados, minimizando, desta forma, as perspectivas de um cenário catastrófico que perversamente afetará de forma mais intensa as populações mais carentes. À frustrada expectativa de que tal acordo fosse alcançado em Copenhague seguiram-se vários encontros nos quais a grande vitória parecer ser simplesmente manter abertos os canais de negociação, evitando-se, a qualquer custo, vínculos ou obrigações legais de cortar a emissão dos gases causadores do efeito estufa ou de ajudar as nações mais pobres a se adaptarem às mudanças climáticas que já deixaram de ser teoria para se tornarem uma triste e desafiadora realidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...